Nota oficial: encerramento das atividades do College Football Brasil

Nota oficial: encerramento das atividades do College Football Brasil

Não, você não está lendo errado. O College Football Brasil vem, através desta nota, anunciar o fim das suas atividades como página jornalística sobre futebol americano universitário por tempo indeterminado.

Foram exatamente 4 anos e 4 meses na companhia dos fãs de College Football e do futebol americano em geral, trazendo informações relevantes para o público em português. Nascemos em 14 de outubro de 2014 pelo Twitter, onde demos nossos primeiros passos. Trouxemos o ineditismo: fomos a primeira página brasileira dedicada exclusivamente à cobertura de futebol americano universitário, anteriormente apenas existente como nota de rodapé em sites sobre futebol americano em geral. Já surgimos na era do College Football Playoff: vivemos o título nacional de 2014 de Ohio State, os títulos de 2015 e 2017 de Alabama e as conquistas de Clemson em 2016 e 2018. Vivemos bons e maus momentos.

As razões para o fechamento da página são várias. Depois de um período de auge em 2016, realizamos coberturas abaixo do esperado em 2017 e 2018, onde fizemos o que estava ao nosso alcance, mas com muitos problemas. A ausência de uma equipe mais robusta, combinada com problemas internos e o desgaste natural da atuação na cobertura com o decorrer do tempo tornavam 2019 um ano-chave. Porém, após a análise de difícil solução destas dificuldades, somado ao previsto ano sabático do editor-chefe devido às funções acadêmicas e profissionais de ordem prioritária, foi tomada a decisão de fechar a página. Continuá-la seria apenas adiar o seu fim, como foi feito em 2018. Na ocasião, o site foi salvo após problemas de renovação, o que quase suscitaram no término da página na época.

Ficamos orgulhosos por todo o nosso trabalho realizado. Trouxemos uma representação inédita a uma área até então carente de páginas especializadas sobre o assunto. Trouxemos o College Football ao debate esportivo e vimos muitas pessoas passarem a assistir futebol americano universitário neste período de mais de 4 anos que existimos. Mas é preciso dizer fim. É necessário.

Em honra à nossa história e por razão pessoal, a página não será transferida e não receberá novas publicações. O domínio atual do site vencerá nos próximos meses e ficará fora do ar após o encerramento deste período, já que não haverá renovação. As publicações internas do site podem ser copiadas livremente, desde que com a devida creditação. As páginas no Facebook, no Twitter, no Instagram e o canal no YouTube permanecerão ativos, porém não receberão mais atualizações. O perfil no Soundcloud foi deletado.

Com isso, encerramos nosso ciclo. Que novas páginas especializadas surjam para suprir o nosso espaço e consigam alcançar lugares ainda mais longínquos para levar adiante o encanto pelo futebol americano universitário. Quem sabe, um dia estaremos de volta para presenciar um novo cenário.

Adeus.

College Football Brasil (✰ 14/10/2014 – ✞ 14/02/2019)

Attachment