Definidas as tabelas de playoffs das divisões 2 e 3 do College Football

Definidas as tabelas de playoffs das divisões 2 e 3 do College Football

A temporada do College Football na FBS segue a mil, mas nas divisões inferiores já acabou para a imensa maioria das equipes. Aliás, a FBS é exceção no seu formato de calendário de pós-temporada com seu sistema de Bowls. Nas divisões 2 e 3, os playoffs se iniciam já neste sábado (17). Na FCS, divisão ligeiramente inferior à FBS, o próximo sábado marcará a última semana de temporada regular da divisão para iniciar sua fase de mata-mata no outro final de semana (a partir dos dias 23 e 24 de novembro).

Abaixo está tudo que você precisa saber sobre os playoffs de cada uma das divisões.

Division II

Formato: 28 equipes, entre campeões de conferência e os melhores não-campeões, disputam os playoffs em formato mata – jogo único na casa do time de melhor campanha. Eles são divididos em quatro regiões com sete times cada, onde o time melhor ranqueado de cada região folga na primeira rodada. Os campeões das quatro regiões recebem o remanejamento do seu seed de acordo com a campanha das equipes remanescentes. A final será no dia 15 de dezembro em um estádio recém-inaugurado de uma High School em McKinney, no Texas. O custo final da obra quase atingiu os 70 milhões de dólares.

Os playoffs na Division II em 2017 foram simplesmente insanos. Nenhum seed 1 originalmente foi longe nos playoffs e a então campeã nacional Northwest Missouri State ficou pelo caminho nas oitavas de final. A final acabou sendo realizada entre uma surpreendente Texas A&M-Commerce e uma West Florida que recém fazia a segunda temporada do seu programa de futebol americano. Os texanos venceram por 37-27. Para 2018, só Texas A&M-Commerce se classificou, ficando apenas com um seed 6.

A tendência de upsets para os playoffs de 2018 segue em alta. Além de TAMU-Commerce com seed baixo, equipes como Northwest Missouri State e Fort Hays State pegaram seeds baixos e podem quebrar a lógica nos playoffs, onde possuem experiência para lidar em situações decisivas. Equipes como a Assumption College e Washburn, que reúnem atletas brasileiros, não se classificaram para os playoffs da D2.

Todos os jogos abaixo serão realizados neste sábado (17). Os horários das partidas são de Brasília.

Região 1

16h: #2 LIU Post vs. #7 Slippery Rock
17h: #3 West Chester vs. #6 New Haven
16h: #4 Kutztown vs. #5 Hillsdale

Folga: #1 Notre Dame (OH)

Região 2

17h: #2 Ferris State vs. #7 Harding
17h: #3 Grand Valley State vs. #6 Northwest Missouri State
17h: #4 Indianapolis vs. #5 Fort Hays State

Folga: #1 Ouachita Baptist

Região 3

16h: #2 West Georgia vs. #7 Wingate
18h: #3 Lenoir-Rhyne vs. #6 Florida Tech
17h: #4 Bowie State vs. #5 West Alabama

Folga: #1 Valdosta State

Região 4

18h: #2 Tarleton State vs. #7 Azusa Pacific
18h: #3 Minnesota-Duluth vs. #6 Texas A&M-Commerce
18h: #4 Colorado School of Mines vs. #5 Colorado State-Pueblo

Folga: #1 Minnesota State-Mankato

Division III

Formato: 32 equipes, entre campeões de conferência e melhores não-campeões disputam os playoffs da D3. O torneio é eliminatório em sistema de mata em jogo único na casa do time de melhor campanha. A final será no dia 14 de dezembro no Woodforest Bank Stadium, em Shenandoah, Texas – primeira vez desde 1993 que a decisão sai da cidade de Salem, Virginia, para definir o campeão.

Novamente, a temporada regular da Division III reservou praticamente nada de surpresas. Programas tradicionais como Mount Union, Mary Hardin-Baylor e Wisconsin-Whitewater novamente asseguraram posições altas para os playoffs. A única grande surpresa negativa ficou por parte de St. Thomas (MN), que ficou com campanha 8-2 na temporada regular e perdeu a vaga de repescagem dos não-campeões para Bethel. Fora isso, a tendência é de que os principais programas que tem dominado a Division III nos últimos anos continuem monopolizando a briga pelo título de 2018.

Das 32 vagas para os playoffs, 26 foram destinadas para campeões de conferência, 5 para não-campeões e 1 vaga ficou para as equipes independentes que apresentassem destaque. Pois foi aí que surgiu uma improvável surpresa: o MIT (Massachusetts Institute of Technology) garantiu a sua vaga nos playoffs como independente, retornando aos playoffs da D3 pela primeira vez desde 2014. O time fez campanha 9-1 e colocaram uma das melhores universidades em termos acadêmicos no mundo entre as 32 melhores equipes da Division III Resta saber quão longe os Engineers irão.

Todos os jogos abaixo serão realizados neste sábado (17). Os horários das partidas são de Brasília.

Região 1

16h: Berry vs. Maryville (TN)
17h: Mary Hardin-Baylor vs. Hardin-Simmons
17h: St. John’s (MN) vs. Martin Luther
19h: Whitworth vs. Claremont

Região 2

16h: Mount Union vs. Denison
16h: Centre College vs. Washington & Jefferson
16h: John Carroll vs. Randolph-Macon
16h: Delaware Valley vs. Muhlenberg

Região 3

16h: Trine vs. St. Norbert
17h: Wisconsin-Whitewater vs. Eureka
17h: North Central (IL) vs. Hanover
17h: Bethel (MN) vs. Wartburg

Região 4

16h: Brockport vs. Framingham State
16h: Rensselaer vs. Husson
16h: Frostburg State vs. Western New England
16h: Johns Hopkins vs. MIT

Foto: MIT Football

Attachment

felipe-michalski

Estudante de jornalismo da Universidade Federal de Santa Maria e criador do College Football Brasil. O College Football é uma loucura, então não tenha problemas cardíacos. Go Vols!